Conseguimos conciliar a nossa agenda com a dos nossos filhos e partimos para um fim de semana especial em família. Pegamos o carro rumo a Visconde de Mauá, esse paraíso ecológico nas fronteiras entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Situada na parte alta da Serra da Mantiqueira e a 1600 metros de altitude o clima está sempre fresquinho com aquele vento delicioso de montanha. Mauá faz parte do município de Resende- RJ e muita gente conjuga a viagem com uma visita a Penedo.

Antigamente as estradas eram péssimas e levávamos horas para chegar. Hoje em dia a estrada está maravilhosa e do Rio levamos cerca de 2h40min, ou seja, super tranquilo.

ENTENDENDO VISCONDE DE MAUÁ

Mauá tem uma sequência de 3 Vilas.

1- Vila de Mauá- com um centrinho com bares e comércio com produtos locais.

2- Vila de Maringá- onde a vida noturna é mais intensa e tem o principal comércio da região. Maior número de restaurantes e bares também.

3- Vila da Maromba – a última vila na parte mais alta e onde tem as cachoeiras mais visitadas.

A Vila de Maringá é separada pelo Rio Preto, divisa entre os estados de MG e RJ. Por uma pequena ponte podemos passar de um estado a outro e circular a pé entre eles. É lá que temos as chamadas “Alamedas Gastronômicas”: uma carioca – mais comercial e mais movimentada-  e outra mineira – mais charmosa e especial, na minha opinião.  Na parte mineira tive uma melhor impressão dos restaurantes, tem menos comércio daqueles que as pessoas te abordam para entrar (odeio isso!) e as lojinhas mais fofinhas que fazem mais a minha cabeça. Inclusive, não deixe de entrar na Loja Vaga Mundo. Uma gracinha!

Por conta da natureza e todo o astral que envolve Mauá, a cidade no passado era conhecida por ser um reduto hippie. Até hoje encontramos a presença do artesanato na região. Mas o que mais vemos é a fabricação e venda de produtos alimentícios como doces, queijos, cachaças e linguiças. As lojinhas são uma perdição e tudo pode ser provado. Amei as pastas de truta defumada.

ONDE FICAR EM VISCONDE DE MAUÁ

Recebi muitas dicas de hospedagem em Mauá, mas vou falar da Pousada Jardins de Passaredo onde nos hospedamos.

Essa pousada fofaaa que me apaixonei é daquelas que os donos te recebem, te apresentam o quarto e batem papo com você por horas a fio, sabe? São apenas seis chalés com lareira e decoração linda e aconchegante. Me impressionou a marcenaria criativa das portas e janelas. Amei. Espelhos d´água e fontes estão espalhadas por toda a propriedade. O café da manhã é daqueles servidos em três tempos. Primeiro as frutas e sucos, depois os pães e bolos e a cada dia uma surpresinha diferente como pizza no pão árabe. Super farto e de qualidade.

Os dois donos são fascinados por botânica e música. São 40.000 m2 de verde, tendo ao fundo a Floresta do Parque Nacional de Itatiaia. Há uma estufa enorme onde cultivam bromélias e orquídeas por duas décadas, que você pode adquirir além das cerâmicas também. Muito bem cuidado e projetado o paisagismo! A piscina é de água natural e tem sauna seca. Nos quartos uma playlist de jazz feita pessoalmente pelos proprietários fazem relaxar.

O que amei também é a localização, pois fica bem na Alameda Gastronômica (lado Maringa Minas) e não precisa pegar carro para sair para jantar. A menos que você opte por um restaurante mais afastado.

Recebi a dica também da Pousada Mauá Brasil, mas não conheci.

ONDE COMER EM MAUÁ
  • Gosto com gosto – da Chef Mônica Rangel. A proposta é resgatar histórias da tradição mineira. Pratos fartos preparados no fogão a lenha. Melhor para almoçar. Fomos na volta da viagem pois fica na primeira vila já no caminho para estrada.
  • Bistrô das Meninas– delicioso e fofooo! Inspiração nos bistrôs franceses e pães de fermentação natural. Onde comi o melhor croissant da vida com queijo Gruyère! Dizem quem tem sopa de cebola boa. Pertinho da Jardins do Passaredo.
  • Pastel do Alcantilado– simples na entrada da Cachoeira do Alcantilado. Delicioso na volta da cachoeira parar para uma cerveja gelada com pastel. Ou quem sabe uma cachacinha com mel? O pastel é gigante!
  • Quando se fala em Mauá e friozinho pensamos em … fondue. Comemos na Casa do Fondue. Não achei o melhor fondue da vida, não. Gostei mais do fondue de brigadeiro do que o de queijo e carne. Tem o Maison de La Fondue mas achei mega turistão e não tive vontade de testar.
  • Quem aprecia uma bela gastronomia já deve ter ouvido falar no Babel, dos chefs André Murray e Daniela Keiko Takahagui. Fica num sítio (onde eles moram!) e é alta gastronomia com menu degustação. Infelizmente não conheci, pois eles estavam em recesso na época que fomos.
  • Tomamos um café com sorvete no Charlott Coffee and Cake que achei lindo o nome , mas atendimento a desejar e qualidade bem fraquinha!

Dicas que recebi mas não fui: Mario Jr, Champignon, Borbulha, Rosamarinus.

O QUE FAZER EM MAUÁ

Passeio de quadriciclo -Como estávamos com nossos filhos optamos por alugar quadriciclos para um passeio mais “radical”. De radical não tem nada, mas foi bem divertido. Alugamos na Alameda Gastronômica com a empresa Passeios da Montanha. Eles fazem um test drive e quem não passa no teste não pode dirigir. Achei sério e adequado isso.
Visitar cachoeiras – Sem dúvidas, o passeio número 1 em Mauá é conhecer as cachoeiras.

As mais populares são: Poção da Maromba,  Do Escorrega, Véu da Noiva, Santa Clara.

Meu destaque vai para o ALCANTILADO. É simplesmente imperdível. É uma trilha com uma sequência de nove cachoeiras, num vale com estrutura de escadinhas, corrimões, lixeiras, bancos para descansar e apreciar a vista e setas indicando o nome de cada cachoeira. Tudo limpo e organizado. É um espaço privado e custa R$25, por pessoa. Vale super a pena! Levamos nuts, água e uma garrafa de vinho para curtir lá. Mas depois que vimos que não é permitido levar garrafas de vidro.

Ah! Não esqueça na saída de parar para comer um pastel no Pastel do Alcantilado que falei acima.

Cachoeira das Antas – os meninos se divertiram pois tem uma pedra que possibilita (com segurança) dar saltos. Foi bem divertido!

 

Super indico Mauá para dar uma respirada em ar puro e curtir a natureza!

Tipo da viagem que agrada a todos e a família agradece! Meus filhos não me deixam mentir!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui