Que tal passar um fim de semana em Paraty? Aqui você encontra dicas de restaurantes, passeios e pousadas deliciosas por lá.
Se você curte uma boa gastronomia, um mar transparente e uma cachacinha, você vai se apaixonar por essa cidade histórica brasileira que é Patrimônio Mundial da Unesco.
Na divisa dos estados de RJ e SP, essa pequena cidade esbanja cor e charme. Partindo do Rio são 4 horas e meia de viagem e de São Paulo, 6 horas. O ideal é ficar no mínimo 3 dias, mas um fim de semana intenso é bem possível e bem gostoso.
Paraty é palco de diversos eventos, sendo a FLIP – Festa Literária de Paraty (julho) a mais famosa e costuma lotar a cidade. Então, se você prefere tranquilidade, consulte os eventos da cidade antes de planejar sua trip.
Paraty passou por 3 ciclos históricos. A cidade era o porto de escoamento do ouro que vinha de Ouro Preto, MG, no século XVII. Séculos depois (XIX) foi o ciclo do Café. Em meados dos anos 60, foi redescoberta e se iniciou o ciclo do turismo. A história de Paraty pode ser ouvida pelos guias cadastrados dos Free Walking Tours que acontecem todos os dias com ponto de encontro na Praça da matriz. Consulte o site para maiores informações www.freewalkertours.com
O Centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1958, é um dos mais conservados do Brasil e já é uma viagem ao tempo. As ruas de pedras carregam história e as casinhas coloniais coloridas te fascinam de cara. Aliás, deixe o salto fora da mala! Use sapatos baixos e confortáveis para não arranjar encrenca por lá, pois o piso é bem irregular. Essas pedras eram trazidas de Portugal e deixadas lá em troca de ouro. Os escravos iam colocando pedra ao lado de pedra e esse calçamento, chamado de “pé-de-moleque”, permitia que carroças e carros de boi circulassem por lá. Hoje os carros só passam por ruas próximas, mantendo o centrinho apenas para pedestres. Inclusive esse é o barato de Paraty, deixar o carro estacionado na Pousada e ir andando para o centro.
Assista ao vídeo abaixo para imagens apaixonantes!
Onde ficar em Paraty
Na hora de escolher onde ficar, a localização faz toda a diferença. A cidade é cheia de pousadinhas fofas, com certeza você terá muitas opções mas as que visitei e curti foram essas.
4 opções de hospedagens em Paraty para quem curte mais conforto:
- Pousada Literária – sofisticada, elegante e decoração linda
- Pousada do Sandi – bem localizada e charmosa
- Casa Turquesa – um luxo discreto, chique e serviço top
- Pousada Corsário- das 4 opções a mais em conta, quartos confortáveis, piscina bem gostosa mas serviço a desejar
O que fazer em Paraty em 2 dias
Caminhar pelo Centro Histórico, se perder pelos casarões antigos, comer um doce caseiro nas carrocinhas, provar uma cachaça local, visitar lojinhas e ateliês locais já é certeza de amar e se divertir por lá. Você terá a chance de encontrar alguns índios vendendo seus artesanatos também. Isso porque existem algumas aldeias e assentamentos em Paraty e Paraty Mirim: Guarani-Mbya, Tekon Tatim e Guarani- Nhandeva.
Para agendar visitas às aldeias, entre em contato com o site da FUNAI.
Passeio de barco em Paraty
Separe 1 dia para um passeio de barco em Paraty. O mar de Paraty é sensacional, com praias de água transparente, limpa e quentinha. Existem tours de escuna em grupo. Como eu estava com um grupo de amigos alugamos um barco só para nós e curtimos um dia espetacular regado a churrasco e drinks. Aluguei com a Passeios Vip Paraty e foi ótimo (24) 98821-2522. Conhecemos a Praia Vermelha, Ilha dos Côcos, Saco da Velha e Refúgio Mamanguá. Imperdível!
Olha pelas fotos o visual do passeio!
Lojinhas de Paraty que amei
- C.A.N.O.A – com objetos e artesanato feito pelos índios. Ela é separada por tribos indígenas. Bem legal! Super bom gosto.
- Arte Brasil – objetos de casa e decoração. Vontade de levar tudo.
- Empório Cachaça Paraty – milhões de cachaças para provar e levar. Uma boa lembrança.
Dicas de restaurantes em Paraty
- Banana da Terra – a Chef Ana Bueno arrasa. Muitos pratos vêm com banana e são dos deuses! Ambiente super agradável e sempre movimentado.
- Quintal das Letras- fica entre a Pousada Literária e a livraria, num casarão restaurado com teto de palha projetado pelo arquiteto Paulo Jacobsen. A cozinha é criativa, contemporânea com peixes e ingredientes fresquinhos. Amei a moquequinha!
- Gastromar – esse fica no Marina Porto Imperial a alguns minutos de carro de Paraty. O ambiente é super bem decorado, de frente para a Baía de Paraty e os pratos contemporâneos e arrumados em louças de cerâmica são um charme! Procure informações sobre eventos personalizados que a Chef Gisela Schimitt cozinha dentro de um barco na hora pra você e seus convidados.
- Sorveteria Miracolo – bem gostosinha e com opções diferentes de frutas que nem conhecia.
Chove muito em Paraty e as ruas costumar ficar alagadas. Algumas pousadas disponibilizam galochas para os hóspedes. Eu dei a maior sorte e pude curtir um fim de semana lúdico, colorido e encantador. Prontinha para voltar de novo! Bora?