Quando recebi o convite da Korubo Expedições para conhecer o Jalapão, não hesitei. “Topo!”. O Jalapão já estava no meu radar há tempos.
Em todas as minhas pesquisas, leituras e publicações que vi nas redes sociais, entendi o quanto o destino é amado por quem já conheceu e o quanto faz parte da wishlist de muita gente. Mas, atenção. Não é para todos! O Jalapão é o destino ideal para quem ama e busca turismo ecológico. Se você curte aventura e rusticidade, esse é o seu lugar no Brasil.
 

O Jalapão fica no leste do estado do Tocantins, bem na divisa da Bahia, Maranhão e Piauí. Está a 300 km da capital Palmas e o acesso é por desafiadoras estradas de terra. 

Janela panorâmica no caminhão da Korubo

É a maior área de preservação do Cerrado, reunindo dunas, grutas, cachoeiras, cânions, fervedouros, as mais belas paisagens e uma fauna e flora únicas.

O Parque Estadual do Jalapão é uma área de conservação ambiental criada em 2001.O território do parque, com uma área de aproximadamente 160ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Um dos principais objetivos do parque é a proteção da biodiversidade e a promoção do turismo sustentável na região. Também é um importante centro de pesquisa e estudos de diversas áreas.

Existem duas formas de conhecer o Jalapão. A primeira é uma visita “circular”passando pelos atrativos e seguindo para pernoite em pousadas diferentes ao longo do percurso. A outra, a que fiz, é partindo de Palmas e se hospedando durante 3 noites no Camp da Korubo de onde partem os passeios na parte da manhã, voltando ao acampamento no fim do dia. 

Prainha no camp da Korubo, exclusiva aos hóspedes

O camp da Korubo fica imerso em uma natureza exuberante, banhado pelo Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo. São 17 tendas inspiradas nos moldes dos safaris africanos. Construídas com materiais ecológicos e placas solares impactam o mínimo possível no meio ambiente, tornando-se uma escolha sustentável e mais consciente. As tendas possuem 2 camas de solteiro, pia e vaso sanitário. Apenas o chuveiro é compartilhado numa área com 4 boxes separados para homens e mulheres com água quente e fria. Duas tendas são quadruplas, ideal para quem viaja com crianças. 

A tenda por fora
A tenda por dentro.

Para as refeições há o refeitório com uma grande mesa compartilhada para que todos socializem e desfrutem de uma comidinha caseira bem temperada feita com carinho pela equipe. Destaque para as sobremesas divinas.

O refeitório com comidinha caseira

O camp conta com um redário delicioso para tirar aquele cochilo ao som dos passarinhos e prainha de rio com cabana e cadeiras para aquele mergulho refrescante.

O redário para um soninho extra

A aventura fica por conta do famoso caminhão da Korubo que torna a viagem desafiante, porém mais diferente do que pegar um carro 4X4 qualquer. Sim, para as estradas de terra é obrigatório um carro com tração nas 4 rodas. Se você gosta de originalidade, vai curtir. O caminhão tem uma abertura que chamei de “rooftop”rs rs para tomar um ventinho no rosto e curtir as paisagens mais do alto ainda.

Eu e Claudia curtindo o “rooftop”do caminhão

MEU ROTEIRO PELO JALAPÃO

DIA 1:

VOO Rio- SP- Palmas

Chegada e pernoite em Palmas. Hotel Girassol Plaza

Dia 2:

Cânion Sussuapara

Chegada no Korubo Camp (por 3 noites)

Cânion Sussuapara

O Cânion Sussuapara (leva esse nome por conta do cervo que vive por lá). Um paredão com cipós e água brotando o ano todo, dando um ar misterioso e diferente. Como é refrescante! São aproximadamente 12m de altura e 60m de comprimento. E no final uma pequena cachoeira para banho.

Dia 3:

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Soninho (exclusividade Korubo)

Cachoeira do Formiga

Fervedouro do Ceiça. A temperatura da água é mais para morna.

No Fervedouro do Ceiça tem a regra de permanência por 15 minutos dentro e em grupos de até 7 pessoas por vez.

Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que nasce é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas. 

Fervedouro do Soninho.

O Fervedouro do Soninho é uma exclusividade aos hóspedes da Korubo. Ele tem 4 olhos d’água. No local, tem um refeitório onde é servido almoço e frutinhas.

E também essa lojinha com artesanato

 A principal fonte de renda da maioria de suas comunidades é o capim-dourado, conhecida como a “planta de ouro” pela sua sua cor dourada e, além do artesanato também é usado na medicina tradicional para tratar várias doenças. Cada produto vem com o nome de quem fez, assim, a cada produto vendido o valor é direcionado para o artesão que o criou.

 

A Cachoeira do Formiga é uma das cachoeiras mais linda que já vi. A água é morna e cristalina. O Jalapão é um local de águas abundantes. São diversos rios, poços naturais e cachoeiras, mas o mais incrível é que eles são muito cristalinos , transparentes. É tão transparente tanta que podemos ver nosso corpo inteiro debaixo d’água. A razão se dá pela pela presença de areia calcária (ou carbonato de cálcio) ao fundo, uma substância que calcifica qualquer sólido que possa existir na água e o “afunda”. Assim, a água se mantém sempre limpa e clara.

Dia 4:

Nascer do sol no mirante

Trilha 6km pela propriedade

Flutuação  ou canoagem (depende da época) no Rio Novo

Sunset nas Dunas do Jalapão 

Ao fundo a Serra do Espírito Santo
Eu e Claudia admirando o caminho
As famosas dunas… douradas ou laranjas?

Dia 5:

Cachoeira da Velha (apenas para foto)

Praia do Rio Novo para banho

Pernoite em Palmas Hotel Girassol Plaza 

Prainha do Rio Novo

A Cachoeira da Velha, hoje em dia, está proibida para banho. A força da água e sua beleza são indescritíveis.

De lá são 10 minutos até a Prainha do Rio Novo, onde ficamos por umas 2 horas curtindo banho, sombra e água fresca. O local é mantido pelo governo e tem estrutura de banheiros.

Última noite de lua cheia: fogueira e muitas histórias contadas pelo nosso guia José

Dia 6:

Retorno Palmas-SP-Rio

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NESSE PACOTE DA KORUBO:

-2 noites no hotel em Palmas com café da manhã

-Todos os transfers (aeroporto/hotel/aeroporto e passeios)

-Entradas dos atrativos

-Todas as refeições no camp

-Água gelada a todo momento

-Sacolinha e Copo Korubo

-Café, água, Toddy e chá a qualquer hora no camp.

O Jalapão é de uma beleza grandiosa, rústica e única. Um local remoto que para desfrutar é preciso percorrer longas estradas de terra a uma velocidade baixa o que torna tudo ainda mais distante. Aprecie o caminho. Tive a sorte de ver araras e dois cervos Sussuapara na estrada. A grande beleza está nessa imersão, sem wifi, sem internet e em total conexão com a natureza. 

O ponto alto da Korubo além da gentileza e simpatia dos funcionários, é o acampamento. Está localizado numa propriedade extraordinária, completamente imersa na natureza, com muitas árvores, araras, pica-pau, papagaios… Um local onde o silêncio só é quebrado pelo canto dos pássaros e o coaxar dos sapos.

Como definiu Guimarães Rosa: “bela, rude e grandiosa”.

Obrigada pelo convite, Korubo e AD Comunicação & MKT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui