Chegar nas Maldivas não é tarefa fácil, mas como todo viajante que vai quer realizar um sonho, as longas horas se transformam na ideia que falta pouco para concretizar a tão esperada felicidade. Voos partem do Brasil pela Emirates, Qatar ou Turkish Airlines e voam até Male, a capital, de onde saem barcos ou hidroaviões privativos para os hotéis.
As Maldivas são formadas por mais de 20 atóis, com aproximadamente 1.200 ilhas, daí o nome MALDIVAS= mil ilhas.
São banhadas pelo Oceano Índico, entre a Índia e o Sri Lanka. É o menor e menos populoso país da Ásia.
DOCUMENTOS
Brasileiro não precisa de visto, mas é necessário ter a confirmação de reserva do hotel, reserva do voo de volta e certificado internacional da vacina de febre amarela.
Preencher formulário online de entrada, YUGA. Na saída, antes do check in, preencher novamente.
Ninguém nos pediu nada na imigração, mas vale se prevenir.
SOBRE O PATINA
O Patina Maldives fica no Atol de Malé Norte, nas Fari Islands. Um resort de consciência social e ambiental absurdasss, que nos convida a uma experiência transcendental de conexão com o entorno.
Um refúgio perfeito que combina luxo e privacidade de uma forma sutil e elegante.
Fomos recebidos no aeroporto da capital, Male, com água gelada, mimos e sorrisos delicados dos funcionários. Chegamos no hotel de lancha rápida em trajeto de 45 minutos. Na chegada, mais funcionários de prontidão com toalhinha refrescante, shot de suco natural e muita simpatia. De cara, a gente se depara com um design fantástico envolto por águas turquesas, transparentes. Algo que beira o SURREAL!
O Patina respira brasilidade e é cheio de “borogodó”. Foi desenhado pelo escritório MK27, do renomado brasileiro Marcio Kogan. O arquiteto usou o conceito da arquitetura BIOFÍLICA, que significa “Amor às coisas vivas”, uma tradução de inovação de design de ambientes que tira partido dos elementos da natureza para transformar os espaços, promover o bem-estar e trazer benefícios à saúde. Um minimalismo chique com linhas retas, limpas que ao mesmo tempo consegue gerar uma simbiose magistral com a ilha. Um projeto elegante onde o verdadeiro protagonista é a natureza.
“Ao invés de esculturas, fomos em busca de espaços poéticos”, afirma Kogan.
Os amantes de arte e design vão pirar também. Além do modernismo tropical que cerca o hotel, o hóspede pode se refugiar no “Skyspace Amarta” , um espaço de James Turrell, famoso artista plástico norte-americano, que trabalha arte com luz e espaço. A instalação com uma abertura no teto para o céu é uma manifestação da devoção ao longo da vida de Turrell em explorar o espaço e a luz que o habita. É uma peça que convida os visitantes a contemplar sua própria percepção da forma enquanto mergulham na abundância sensual de luz, cor e abertura na paisagem celeste de Turrell.
Você imaginaria encontrar Arte nas Maldivas? Outras inserções artísticas estão espalhadas pelo resort. Uma delícia passear de bicicleta e se deparar com elas pelo caminho. Sensacional!
Eu sabia que encontraria no Patina uma elegância ímpar, mas não imaginava estar num resort onde a gastronomia é coisa séria. O resort tem doze restaurantes super variados e um fofo tuk tuk que serve refrescantes sorvetes all day long! Free!
Culinária de vanguarda, inovação, autenticidade e o mais bacana: SUSTENTÁVEL. A busca é por “zero resíduo”, uma pegada super consciente, com horta própria e compra de frutos do mar de fornecedores locais. Tudo que é comprado de fora é avaliado para garantir uma cadeia de abastecimento alinhada com o foco da sustentabilidade do hotel e para uma pegada de carbono menor possível. É lindo de ver que tudo é meticulosamente desenhado respeitando um ecossistema tão sensível quanto as Maldivas. Pelo apelido da horta do hotel você já imagina o cuidado deles: “Jardim da Perpetuidade”. Além de toda reciclagem da água, grande parte das acomodações tem placas solares para energia. Brevemente 100% das acomodações serão com energia solar.
RESTAURANTES PATINA
O regime alimentar pode ser café da manhã apenas, meia pensão (café e jantar), pensão completa (café, almoço e jantar) ou full board (tudo incluído).
- Brasa: inspirado na Patagônia e seus churrascos de chão
- Wok Society: pratos saborosos com pegada em Hong Kong
- Portico: “Sabor do Oceano Índico” mostrando a culinária do sul da Índia, Sri Lanka e Maldivas, de frente para o mar para a piscina
- Koen: culinária japonesa associada ao estilo escandinavo em um sofisticado menu de degustação com 10 pratos de assinatura
- Fari Beach Club: frutos do mar frescos, pescados de forma sustentável e um crudo bar.
- Roots: pratos modernos e totalmente à base de plantas.
- Helios: carnes e frutos do mar grelhados e sobremesas inesquecíveis, em frente à praia num mood descontraído e pegada grega.
- Farine: Sob o comando do chef Abdulla Rifzan, serve pães artesanais de fermentação natural, antipasto ao estilo italiano de carnes e queijos curados, estilo bistrô europeu.
- Veli Bar: um oásis à beira da piscina com petiscos casuais e pratos criativos que se alternam entre o deliciosamente simples ao inesperadamente sofisticado, imitando os ritmos das marés.
- Arabesque: uma tenda beduína que nos faz viajar entre o Líbano e o norte da Índia. As lanternas suspensas e tecidos coloridos preparam o cenário para pratos, que são servidos ao lado de um saboroso café turco, chá marroquino e coquetéis criativos.
- Tum Tum: food truck super estiloso, com comidinhas asiáticas (bolinhos, noodles, etc) com um toque de sofisticação e um cenário cheio de charme.
- Go Go Burger: outro food truck com deliciosos hamburgers. Dos clássicos aos mais gourmetizados, para todos os gostos!
- Tuk Tuk Gelato: à sua disposição, o dia todo, sorvetes e picolés para refrescar de forma lúdica e saborosa.
ACOMODAÇÕES PATINA
Water villa ou beach villa?O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE TANTO FAZ.
Eu recomendo fortemente dividir sua estada nas duas opções.
E uma coisa é certa: a vontade que dá é de ficar o dia todo na Vila.
Todas as 90 Vilas possuem piscina privativa, banheira free standing, rede, banheiros generosos com duas pias, vaso que só falta falar kkk, chuveirões, closets espaçosos, design contemporâneo com mobiliário de cores leves, tons naturais e uma decoração extremamente elegante.
O mais impressionante é que a maioria das acomodações é sustentável com painéis solares nos telhados, materiais renováveis e água preservada, filtrada e reciclada.
Tudo é ultra contemporâneo, cortinas elétricas, as paredes são de vidro do teto ao chão, que se abrem para deixar toda a natureza “invadir” o quarto.
Os móveis são sob medida e mesmo com toda a estética modernista, a gente se sente em casa e com muito aconchego. Um luxo!
NO SEU TEMPO, NO SEU FLUXO, NO SEU RITMO. O nome do spa já te convida ao relaxamento: Flow. Estar nas Maldivas já é uma paz natural, mas um tratamento nesse spa que cultiva a nossa conexão com a natureza, completa a experiência. Um espaço cheio de alma e personalidade, onde o silêncio só é quebrado pelo canto dos pássaros. A terapia mais cobiçada é a WATSU, uma flutuação que acalma a mente e o corpo. As suítes de tratamento são um luxo com banheiro completo, camas e terapias de casal. O spa conta ainda com saunas e chuveiros frios, fora que a decoração é deslumbrante.
ATIVIDADES DO PATINA
- Doze restaurantes e um Tuk Tuk com free sorvete de 12-17h
- Picnic na areia
- Aula de culinária
- Esportes aquáticos (SUP, caiaque, wakeboard, banana boat, jet ski, iaqua, fly board, wind surf, parasailing)
- Academia
- Degustação de vinhos
- Espaço de Arte James Turrell
- Snorkel com tubarões
- Passeio de barco ultra moderno
- Sunset cruise para ver golfinhos
- Aula de cerâmica
- Aula de como fazer capuccino
- Massagens no spa de alto luxo
- Golf flutuante
- Quadra de tênis
- Passear de bike pela ilha (uma das maiores das Maldivas)
- Stargazing – avistar estrelas
- DJs todas as noites no Fari Beach club
- Duas piscinas
- Mergulho de cilindro
POR QUE ESCOLHER O PATINA MALDIVES?
- Agito e entretenimento no Fari Beach Club com DJs
- Spa de alto luxo
- Saunas
- 2 piscinas
- Obras de arte inclusive de James Turrell
- Bikes e carrinho de golf
- Centro de Mergulho e esportes náuticos
- Bar na praia
- Bar no Beach Club
- Kids Club separado por faixa etária
- Cinema ao ar livre
- Pic Nic na areia
- Tuk Tuk com “open ice cream”durante o dia todo
- 12 Restaurantes para todos os gostos
- Internet de alta velocidade em TODA a ilha para conexão em qualquer lugar
- Você ainda pode visitar os outros resorts da Ilhas Fari
- Serviço de mordomo que chamamos de “essencialista” no Patina
- Serviço de babá
- Biblioteca e jogos como sinuca
- Melhor serviço EVER!
UM MUNDO PARA RELAXAR E SE DIVERTIR!
- A moeda estrangeira mais usada nas Maldivas é o dólar, NÃO É O EURO.
- OBRIGATÓRIO vacina de febre amarela antes da viagem e ter o Certificado Internacional de Vacinação para comprová-la ao entrar no país.
- Não leve garrafas de bebida alcoólica, elas serão apreendidas no aeroporto, na chegada. Se estiverem lacradas você retira na volta, mas se estiverem abertas, você perderá.
- Malé, a capital, não tem nenhum atrativo turístico especial, mas se quiser arriscar tem city tour por Us$25 se você estiver interessado em conhecer mercados locais, casas de chá e mesquitas.
- Se estiver em lua de mel, leve a certidão de casamento pra tentar cortesias nos resorts – champagne, mimos ou até upgrade de quarto.
- Cuidado que tudo tem taxa e a taxa depende de cada resort.
-
Tubarão ataca? A cadeia alimentar é 100% preservada, há alimento suficiente para tubarões e outros animais.