A pergunta que mais recebi nessa viagem: “Onde é melhor ficar nos Lençóis Maranhenses?”
São três bases principais nos Lençóis Maranhenses, cada uma com sua característica: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.
Barreirinhas- uma cidade maior, com mais estrutura, mais restaurantes, hotéis, bancos, farmácia e até trânsito já tem.
Atins- um vilarejo que abriu para o turismo no máximo há 5 anos. Rústica, pé na areia (nada é asfaltado), pousadas mais charmosas e tem praia onde os praticantes de kite amam ficar, pois o vento ajuda a prática do esporte.
Santo Amaro- não visitei. Dizem que as lagoas são ainda mais lindas. Como a cidade fica dentro do Parque Nacional, os passeios são mais perto. As pousadas são mais simples.
Eu não tive dúvidas em nenhum momento. Sempre quis ficar em Atins, pois amo uma vibe mais light, menos “cidade” e mais sossegada. E já afirmo que não me arrependi e super indico!
Minha hospedagem foi na VILA ATY, uma pousada de 20 quartos, super aconchegante, com uma ala novinha que acabou de ser construída. Tudo muito bem cuidado, toda de madeirinha, com ótimo serviço, funcionários gentis e sempre dispostos a ajudar.
Veja um pouquinho da minha estada na VILA ATY
A chegada à pousada já faz a gente relaxar. A conexão com a natureza é imediata. Pé na areia, literalmente. Inclusive, só leve chinelo, nada mais. Uma rua separa as duas alas da Vila Aty. De um lado recepção, quartos, redário, piscina e restaurante. Do outro, a ala das suítes novas, mais uma bela piscina, bar, rede de beach tenis, mini parquinho para kids e espreguiçadeiras para relaxar.
As acomodações se dividem entre luxo, super luxo, premium e super premium. Todas têm decoração aconchegante, ar condicionado (importante checar, pois muitas pousadas não possuem ar!), secador de cabelo , frigobar, amenidades e o mais legal é que muitas delas possuem 1 ou 2 camas extras, o que acolhe muito bem as famílias. Aliás, o hotel é super kids friendly.
A pousada tem restaurante que atende a não hóspedes também, chama-se Okarú. Serve culinária regional maranhense assim como pratos contemporâneos como massas e risotos.
No mesmo local, é servido o café da manhã com pães, sucos, frutas e bolos e ainda podemos pedir itens quentinhos como ovos, tapiocas e crepes.
A parte externa da pousada nos convida ao relaxamento. São diversas redes, balancinho e durante à noite tem um som ao vivo com música brasileira. Super agradável.
Todos os meus passeios foram programados com os concierges da Vila Aty, que não hesitaram em sanar minhas dúvidas…. e olha que foram muitasss! Combinamos a programação com antecedência e tudo deu certo!
Outro diferencial é que a pousada tem serviço de transfer ida e volta para o centrinho e para praia. São horários determinados que o hóspede escolhe e uma caminhonete 4X4 fica a disposição para levar e buscar, basta reservar na recepção. Além da economia de táxi, super ajuda porque a gente chega exausto dos passeios e seria cansativo ir e voltar andando na areia fofa. Eles também nos pegam e nos deixam no porto na chegada e para ir embora.
A mensagem da Vila Aty na árvore é tudo que precisamos para ser feliz, né?
Amei minha estada lá!
Já já post com sugestão de roteiro e passeios imperdíveis! Até já!
CONTATO
Central de Reservas: +55 (98) 99118-1709
Passeios e Serviços: +55 (98) 99110-4819
reservas@vilaaty.com.br