Ah, Bal Harbour! Esse pequeno pedaço de Miami que mais parece uma joia onde o luxo e a tranquilidade se encontram suavemente como uma bossa nova à beira-mar.
Imagina um lugar onde arte, gastronomia singular e praia praticamente só pra você coexistem em perfeita harmonia. Foi um cenário assim que me recebeu lindamente e conto aqui para vocês.
Todo mundo sabe que Miami é a queridinha dos brasileiros. Seja pela facilidade de chegar (basta um curto voo de 8 ou 9 horas e chegamos!) ou até pela própria língua já que podemos nos virar perfeitamente com um “portunhol” arranhado. Praia, agito e cultura vibrante são pontos consagrados da cidade, nivelando até com Nova Iorque. Mas o que muitos não sabem (eu não sabia!) é que Bal Harbour não é um bairro de Miami e, sim, uma cidade com sua prefeitura e administração próprias. Tudo é reinvestido lá e vem ganhando a cada dia mais um upgrade à altura do seu status de vilarejo sofisticado. Moradores e turistas só tem a se beneficiar com a cidade mais e mais glamourosa e sempre com uma pitada generosa de luxo.
Recentemente, suas faixas de areia foram duplicadas, e não com qualquer areia, mas com uma “importada” sob medida para agradar até as tartarugas que frequentam o pedaço para desovar. Cientistas e engenheiros ambientais selecionaram cuidadosamente cada grãozinho para garantir que as tartarugas se sentissem em casa. Quem diria que até a areia teria tratamento VIP, né?
Realmente essa região é para quem gosta de um toque de exclusividade. Pense em desfiles de carros de luxo, lojas chiquíssimas e uma praia tão tranquila que parece até cenário de filme.
Como todo mercado de luxo, a arte está ao lado. Caminhando pelas ruas de Bal Harbour, você vai tropeçar (não literalmente, espero! Rs rs) em esculturas e obras a céu aberto. E, para deixar tudo ainda mais interessante, se você estiver hospedado em um dos hotéis de Bal Harbour, pode garantir um cartão que te dá acesso gratuito e vitalício aos principais museus e galerias de Miami. Esse programa cultural, que existe há mais de 10 anos, é a cereja no bolo para quem gosta de um pouco de cultura entre um mergulho e umas comprinhas.
Quando o assunto é hospedagem, Bal Harbour não decepciona. Ficar no St. Regis Bal Harbour Resort ou no The Ritz-Carlton Bal Harbour Hotel é praticamente um convite para nem desejar sair da região. Passei dois dias de princesa em cada um deles e confesso que foi difícil eleger meu favorito, já que ambos recebem com total hospitalidade e excelência.
O Ritz, com seus 102 quartos ultra privativos (sério, são apenas dois por andar e com elevador exclusivo!), é um verdadeiro paraíso para os amantes da arte, com uma coleção de mais de US$ 3,5 milhões espalhada por todo o hotel. Sem contar aquela vista matadora do oceano Atlântico ou da Intracoastal Waterway… um espetáculo!
Fiquei apaixonada pelo banheiro com banheira free standing e vista total mar (todos os quartos tem vista, tá?). O café da manhã é servido à la carte pela gentil staff do Café Artisan Beach House. E é um sonho embalado à brisa do mar. Não deixe de pedir os ovos beneditinos e a salmon avocado toast. De comer rezando!
A piscina é sossegada, rodeada de charmosas cabanas, reservadas por um custo extra, que conferem uma privacidade inigualável. Cada uma com sua rede e hidro individual com coqueiros dando o acabamento cenográfico. Outro ponto a destacar é o cardápio servido nesta área, além de super fresh com crudos e sanduíches criativos, as refeições chegam em bandejas de acrílico em tons coloridos que amei. Veja mais aqui: https://www.ritzcarlton.com/en/hotels/miazl-the-ritz-carlton-bal-harbour-miami/overview/
Agora, se você quer fazer uma entrada triunfal – daquelas de parar o trânsito – o St. Regis Hotel é o seu lugar. A recepção é toda espelhada, de mármore e lustres que te fazem sentir que acabou de entrar em um anel de diamante. Há também um piano no lobby e um café onde é servido o tradicional chá da tarde.
As piscinas são mais agitadas, disputadíssimas no verão, sendo uma “adults only” mais quieta e outra com DJ e lazer garantido para famílias curtirem.
O spa é gigantesco e muito elegante e o St Regis Bar… bem, digamos que é o lugar para ver e ser visto e onde todos os dias às 18h os hóspedes participam do ritual de “Sabrage”, inspirado em Napoleão Bonaparte que abriu a garrafa de Champanhe com seu sabre. Cada um recebe uma taça de cortesia para marcar o fim do dia em um estilo verdadeiramente requintado. Aliás, essa é uma assinatura de todos os hotéis St Regis ao redor do mundo. Amo isso!
Mas quando você sobe pro quarto, aí sim, a calmaria te abraça. As suítes são mega espaçosas, com muito armário, banheiro generoso e, claro, visual estonteante pro mar.
O desjejum é no sistema self-service servido no restaurante Atlantikós, com tons de azul e branco da Grécia.
Jantei também no Colameco, italiano do hotel com deliciosos sabores da Itália, boa carta de vinhos e porções mega generosas. Bom para quando bater aquela preguiça de sair à noite é só descer do quarto.
Veja mais aqui: https://www.marriott.com/en-us/hotels/miaxr-the-st-regis-bal-harbour-resort/overview/?scid=f2ae0541-1279-4f24-b197-a979c79310b0
Mas nem tudo em Bal Harbour gira em torno do luxo extravagante. Se você está mais para economia do que para ostentação, o recém-reformado Beach Haus, antes conhecido como Quarzo Hotel, pode ser uma excelente escolha.
A uma curta caminhada da praia, o Beach Haus oferece apartamentos estilo temporada, com cozinha completa, muito espaço e máquina de lavar e secar roupas, ideal para quem viaja em família. Alguns apartamentos têm vista para o canal e a piscina do hotel, apesar de modesta, garante aquele mergulho refrescante das crianças.
Veja mais aqui: https://beachhaus.net/locations/bal-harbour
GASTRONOMIA DE BAL HARBOUR
Fiquei muito bem impressionada com a gastronomia de Bal Harbour. Revisitei restaurantes que eu já conhecia e constatei que continuam impecáveis e tive a oportunidade de conhecer as novidades também.
O Bal Harbour Shops é o paraíso das compras de luxo em Miami e também da boa mesa. Tem de tudo um pouco: japonês, francês, italiano, mediterrâneo. Para todos os gostos e bolsos (ou quase todos). Mas o que há entre eles é o primor e a qualidade, prova disso é que muitos deles já viraram visita tradicional dos viajantes. Veja mais aqui: https://www.balharbourshops.com/
O Makoto, por exemplo, é um restaurante japonês queridinho, já com filial em São Paulo. Acaba de ser reformado e já adianto que a decoração está um arraso. O cardápio dispensa apresentações e já é mais que consagrado, vide as filas constantes. Reserve, por favor!
Já o Le Zoo é aquele bistrô francês que conquista pela simplicidade elegante. Filé com fritas sempre! E de sobremesa, profiteroles com calda quentinha.
Mas as novidades também são irresistíveis e merecem um espaço na sua agenda. O descolado ABA foi o meu fav! Com suas influências mediterrâneas e passeios por Israel, Líbano, Turquia e Grécia conquistam qualquer comensal. Menu e apresentação muito criativa do Chef CJ Jacobsen. Super indico!!
Fui conhecer o Avenue 31, que mistura o charme de um café com um menu completo pra quem quer algo mais robusto. Gostoso para curtir a varandinha do shopping.
O Carpaccio já faz parte do nosso roteiro sempreee e está no coração do brasileiro há tempos. Espero que você tenha a sorte que eu tive de ter como sugestão do dia do Chef a lagosta grelhada. DI-VI-NA!
Só faltou conhecer o Hillstone. Pronto. Já tenho uma desculpa para voltar!
O upgrade de Bal Harbour vai além da praia. Conheci o novíssimo projeto urbano o Waterfront Park, que inclui um centro de eventos ao lado do shopping, criado por Bernard Zyscovich, mesmo arquiteto que comanda a expansão de US$ 550 milhões do Bal Harbour Shops que já já estará pronta.
O Waterfront Park tem áreas perfeitas para jogar frisbee, futebol e, claro, fazer aquela meditação básica em meio a jardins impecavelmente cuidados. E para os pequenos? Um playground eco-friendly que parece coisa de filme. Quer conhecer? Então terá que se hospedar em um dos hotéis da cidade, pois o parque é apenas para hóspedes e residentes.
Então, que tal colocar uma bossa nova para tocar e começar a planejar uma viagem?
Bal Harbour é o destino que equilibra perfeitamente tranquilidade, estilo e um toque de sofisticação. E o melhor? Tudo isso a menos de 30 minutos do agito de South Beach.
Fui a convite de @balharbourflorida e @spoke_rp em Julho de 2024.
Veja a lista de museus e galerias do programa Unscripted Bal Harbour Art Access :
- The Bass
- de la Cruz Collection
- (Patricia & Phillip) Frost Art Museum
- HistoryMiami Museum
- Institute of Contemporary Art (ICA)
- Jewish Museum of Florida
- Lowe Art Museum
- The Margulies Collection at The Warehouse
- Museum of Contemporary Art (MoCA)
- Museum of Discovery & Science (Fort Lauderdale)
- YoungArts
- NSU Art Museum Fort Lauderdale
- Pérez Art Museum Miami (PAMM)
- Rubell Museum
- The Wolfsonian-FIU
Mais sobre esta viagem você pode ver no destaque “Bal Harbour” no meu perfil do Instagram @natripdaju.
Mais sobre Miami leia aqui: https://natripdaju.com.br/a-minha-miami/
Mais sobre Wynwood e roteiro das cervejas no bairro leia aqui: https://natripdaju.com.br/wynwood-o-melhor-programa-de-miami-e-sem-compras/