Era uma segunda-feira. Acordei às 5 da manhã feliz da vida. Eu já previa que teria pela frente dias de descanso e desconexão.

Essa era minha expectativa ao viajar para conhecer Caraíva, o vilarejo mais antigo do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Eu só não sabia que seria acometida por uma súbita paixão…

Situada na Costa do Descobrimento e a duas horas do aeroporto de Porto Seguro, Bahia, Caraíva existe há mais de 500 anos. Uma charmosa vila entre o rio, o mar e a aldeia indígena do Xandó, terra da tribo Pataxó.

A luz chegou em 2008, as fiações são subterrâneas e as ruas de areia. Lá, carros são proibidos. Então, troquei o tênis por chinelo e me joguei em dias ensolarados de puro axé.

Nosso transfer, providenciado pela pousada, nos deixou na beira do rio para a travessia de 3 minutos em canoa de madeira. A sensação ao navegar pelo riozinho era de estar deixando para trás um mundo completamente distante. É inexplicável a sensação, pois parece um túnel energético que vai limpando a gente e nos inebriando à medida que o barquinho desliza. Só vivendo para entender…

A casinha verde com a famosa frase

Do outro lado do rio,  à nossa espera estava um simpático funcionário da Vila Almesca, pousada boutique que nos acolheu nessa experiência sublime em Caraíva. E é sobre ela que falarei nesse post.

Entrada da Vila Almesca
Staff querida e gentil sempre sorrindo!

A VILA ALMESCA

Era uma vez duas pessoas que resolveram mudar de rumo na vida: Ricardo (paulista e economista) e Thye (carioca e ex-atleta de elite de polo aquático brasileiro). Os dois se conheceram e abriram há menos de 1 ano, a Vila Almesca. A ideia era criar uma hospedagem com atendimento diferenciado que proporcionasse uma vivência singular no vilarejo e com o cuidado de preservar o meio ambiente. Investiram num projeto inovador, com muito design, sofisticação, sem lançar mão do aconchego.

A inspiração do nome veio da árvore nativa da Mata Atlântica, a Almesca, muito usada pelos indígenas por suas propriedades medicinais e parte vital na cultura Pataxó, totalmente presente na cultura local de Caraíva.

O terreno é numa esquina tranquila e a fachada com madeira de reflorestamento e muitas e muitas bananeiras já revela o que está por trás.

A fachada by night

Na entrada, uma pequena recepção e um bar te dão as boas-vindas com água de coco doce e geladinha.

Eu e Renata Araujo @youmustgo felizes na recepção

São 4 suítes iguais, com 51 m2 cada, cama King size com colchão Zissou, forrada com macios lençóis Trousseau, banheira freestanding, jardim privativo e chuveirão pressurizado. O grande destaque fica por conta da piscina privativa no rooftop de cada quarto com pufe para relaxar. Nada mais gostoso do que dar um mergulho sossegado depois de um longo dia de passeios. O revestimento é de um quartzo semi precioso chamado Botanic Green, quartzo esse que ao longo dos anos se torna a pedra preciosa que conhecemos como esmeralda. Luxo, não?!

Ambientes são integrados

Nada de plástico! Os amenities ficam dispostos em lindas cerâmicas, tanto no chuveiro quanto na pia. O frigobar está discretamente localizado dentro de um armário super modernoso e de um bom gosto incrível, assim como luminárias, lustres e móveis da Artefacto Beach and Country atribuindo muita elegância ao local.

Cerâmicas com design.
O caminho para os quartos

Na cama, mimos nos esperavam: uma ecobag e um jogo de baralhos. Fomos presenteadas também com Havaianas do nosso tamanho. Pronto! A essa altura o hóspede já entende o recado e percebe a vibe do lugar.

Havaianas personalizadas

O café da manhã é de 7 às 11h e servido na varanda da seguinte forma: a gente recebe um radinho (tipo walkie talkie) para se comunicar e fazer o pedido na hora que a gente quiser. A equipe vai trazendo cada passo e, caso queira repetir algo, é só mandar mensagem. O desjejum é de comer rezando de tão gostoso. Sucos, pães artesanais, frutas, pão de queijo, bolo, tudo fresquinho, de alto padrão de qualidade e apresentação harmônica em belíssimas cerâmicas.

Minha varandinha
Café da manhã espetacular. Na foto só as entradinhas. Tem muitooo mais! hehehe
Balancinho para relaxar

Como a pousada fica bem pertinho do mar, podemos usar o “serviço de praia”. É só avisar que eles preparam um cantinho bem gostoso na areia com ombrelone, cadeiras, esteiras e cooler com bebidas da sua preferência. Lembre-se de levar o radinho caso queira se comunicar e pedir um snack ou um drink.

Estrutura montada na praia a hora que o hóspede pedir!
Difícil é optar. Praia ou essa piscininha? Um pouco de cada!!!

O serviço de arrumação é feito 2 vezes ao dia e garrafas d’ água (de vidro, claro!) ficam à disposição nas cabeceiras para uma noite bem hidratada. Acho muito delicado isso!

A pousada não tem restaurante e a dica é curtir a cidade que tem um centro gastronômico com opções de primeira e para todos os gostos e bolsos. Não deixe de provar o ODARA, restaurante de um dos sócios que super recomendo. Jantamos muito bem lá e fica bem localizado na rua principal.

Restaurante Odara
Atum com espuma de wasabi. DI-VI-NO!

Fiquei encantada com a Vila Almesca, um refúgio onde coisas especiais acontecem entre o rio e o mar. Certamente, mais uma paixão na minha vida! Curti! Indico! Volto!

Caraíva é pura energia, é simplicidade, é lugar de gente leve, onde um chinelo no pé e uma roupa fresca na mala resolvem a vida. Belezas naturais, banho de rio refrescante, praias paradisíacas, lagoas, forró, música ao vivo, enfim, assunto para o próximo post! Aguarde!

Impossível não sair de lá mais leve!

*️⃣ Assista minha viagem completa no insta @natripdaju – Destaque “Caraíva”.

Para reservas: (73) 99912-7779

reservas@vilaalmesca.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui