Você ama vinho, adoraria visitar boas vinícolas mas não tem muito tempo para viajar? Então Mendoza é uma excelente opção! De quarta a domingo dá para aproveitar bastante, conhecer vinícolas incríveis e de quebra vai voltar relaxadinho de tanto provar bons vinhos.
Fiz essa viagem com a Luciana Jaroslavsky uma amiga e agente de viagens exclusivas. Foi realmente impecável, pois o grupo era animadíssimo, conhecemos vinícolas especiais e tivemos a oportunidade de ter os enólogos principais degustando e explicando as diferenças e características de cada vinho com a gente.
Nos hospedamos no Park Hyatt hotel e super indico. O hotel é delicioso, os quartos são enormes, banheiros luxuosos e café da manhã completíssmo.
Já que estamos falando de café, bem pertinho do hotel tem a Brod Cafeteria, deliciosa para um cafezinho no final de tarde.
E já vou deixar aqui duas diquinhas de lojas para comprar vinhos:
Solyvino (loja com mais opções de rótulos) e Winery (loja mais bonitinha).
Aqui vou listar as vinícolas que visitei e as que mais amei. Não vou falar de vinho porque não domino o assunto.
8 Vinícolas imperdíveis em Mendoza
EL ENEMIGO
Daquelas vinícolas onde o dono chega a sua mesa, se apresenta e bate um papo descontraído. Alejandro Vigil é o enólogo principal da vinícola Catena Zapata. O projeto El Enemigo começou em 2008 em parceria com a filha mais nova de Nicolas Catena, Adrianna Catena. Na época, a produção da El Enemigo era cerca de 100 mil garrafas. O Cabernet Franc representa 70% da produção. Bonnarda e Chardonnay são outros bons vinhos da El Enemigo. Fizemos um almoço harmonizado e foi bem gostoso. A propriedade é uma graça e nos divertimos com Vigil e suas histórias.
MATERVINI
O projeto é moderníssimo, uma casa principal contemporânea com vista para os vinhedos. Uma vinícola menor e sustentável. Não curti os vinhos mas me encantei com o visual. De lá fomos caminhando por entre parreiras e cachos de uvas até a Renacer.
RENACER
As paredes de pedra foram inspiradas na Toscana e tem lago com patinhos que dão um clima bem romântico. Essa vinícola surpreendeu com o almoço gourmet de cinco passos com degustação de vinhos harmonizando com cada prato. Bem bacana!
CATENA ZAPATA
Nossa visita à Catena foi muito especial. O tempo todo fomos acompanhados pelo Sommelier e enólogo Ernesto Estiba e tivemos a oportunidade de degustar vinhos antigos, safras que não vendem mais. Foi bem exclusivo. Fundada em 1902, a bodega tem muita importância pois colocou os vinhos argentinos no cenário mundial e faz parte da história do vinho do país.
BODEGAS CARO
Essa vinícola é bem no coração da cidade de Mendoza, ao lado do Restaurante 1884 Francis Mallman (aliás não deixe de jantar lá. Imperdível!). A bodega é a sociedade das famílias Catena e Rotschild, com o projeto de fazer um vinho único a partir da aliança da cultura argentina e francesa, de duas castas, Malbec e Cabernet Sauvignon, e a expertise das duas casas. O salão parece um salão de chá francês, um charme! Vinhos excelentes! Não deixe de trazer uma garrafa de Amancaya e um Petit Caro.
ZUCCARDI
A minha número 1! Amei! Imperdível, moderna, decoração mais linda, os barris são de concreto (muito interessante, nunca tinha visto). O projeto é bacanérrimo e a Cordilheira dos Andes ajuda para o visual ficar ainda mais perfeito. Melhor costela de vitela da vida com degustação de vinhos farta e deliciosa. Não deixe de levar os azeites para casa também.
https://natripdaju.com.br/zuccardi-minha-vinicola-queridinha-de-mendoza/
SALENTEIN
Outra vinícola que mega recomendo! Ela respira arte. Na entrada já nos deparamos com várias esculturas, todas com um significado. Até museu tem- KILKKA. Muito bacana a forma que os funcionários conduzem a visita. O piso de pedra da adega forma um desenho da Rosa Dos Ventos e pousa nele um piano rodeado por um pequeno anfiteatro. Ali aconteceram alguns recitais. De arrepiar! A acústica é perfeita! Vale a visita demais!!!
São inúmeras vinícolas que Mendoza oferece, mas para uma viagem curtinha esse número que visitamos foi perfeita. A próxima vez que eu for a Mendoza vou querer me hospedar numa vinícola para ter outro tipo de experiência.