O Rio não é só praia e carnaval. Por isso fiz uma staycation diferente. Visitei Santa Teresa, um bairro alternativo no Rio de Janeiro, fora do circuito das areias da Zona Sul, que tem um estilo próprio de arte, cultura e muita boemia.
Fui bem criteriosa para escolher onde me hospedar. Escolhi o melhor refúgio do bairro: Santa Teresa Hotel RJ MGallery, um hotel cinco estrelas, da rede francesa Accor.
O clima é de hotel boutique europeu mas com forte brasilidade impressa em objetos de madeira e mobiliário de designers renomados como Sérgio Rodrigues e Rock Lane.
Não tem propriamente uma recepção formal. No “lobby”, que é uma grande sala de estar, somos gentilmente recebidos em uma mesona com tampo de madeira bruta e poltronas que parece que estamos numa casa de família.
O hotel era uma antiga fazenda de café de 1850 e apenas em 2009 se transformou em hotel. Algumas paredes com tijolos aparentes foram mantidas e preservadas até hoje, conferindo um super charme ao local.
À medida que caminhava para minha suíte, ia me encantando com cada detalhe do corredor. Parece uma galeria com paredes repletas de obras de arte em madeira, elementos étnicos e muito artesanato. Grande parte foi garimpada pelo fundador francês François Delort em suas viagens. Quanto bom gosto, Chère!
Minha suíte (#3) tinha uma rede na varanda, uma grata surpresa. Não imaginava encontrar uma dessas nesse refúgio urbano. Delícia! A vontade era de ficar lá o dia todo.
São 44 quartos debruçados em jardins tropicais, ar de montanha e silêncio que só é interrompido pelo canto dos pássaros. Há também sala para eventos e espaço para mini weddings.
Levamos nossa dog lulu, a “Harissa”, que foi recebida com milhões de mimos, cama com estampa combinando com nossa colcha e um kit pet recheado de gostosuras caninas. O hotel é muito mais que Pet Friendly, é PET LOVERS! Eu poderia sentir uma pontinha de inveja, mas também fomos brindados com cartinha carinhosa e um farto prato de frutas frescas. Amoo isso!
Difícil foi sair do quarto tão cheiroso, com cama king size e lençóis 300 fios de algodão egípcio nos abraçando. Cápsulas de café Nespresso e água mineral estão inclusas na diária e à disposição no quarto.
A previsão era de chuva então corri para aproveitar a quietude da piscina e curtir a tarde com caipi e dadinho de tapioca, antes que o sol se escondesse. O ambiente com deck de madeira e espreguiçadeiras listradas recebe sombrinhas de árvores para quem não ama se expor tanto ao sol. A área da piscina é um dos pontos altos do hotel.
Você sabe que amo um pôr do sol e dizem, que o de lá é bem lindo, mas essa sorte eu não tive. O deck do bar da piscina tem uma vista bacanérrima. Pegue um drink e veja do alto os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. De lá a gente vê a roda-gigante Rio Star, a ponte Rio-Niteroi, o relógio da Central do Brasil … Ah o nosso Rio é encantador.
À noitinha, quando a brisa entrar, a dica é relaxar na piscininha de água quente e hidromassagem. Ô delícia!
Falando na gastronomia do Hotel Santa Teresa RJ MGallery, se prepara que o café da manhã é daqueles INESQUECÍVEIS! A começar pela apresentação, tudo arrumadinho, frutas fresquíssimas, espumante, bolos, geleias, pão de queijo DEUSOOO e ainda pode pedir tudo que quiser de ovos, omeletes, tapiocas, cappuccinos, machiatos, TUDOOO! Qualidade top top e claro… COM VISTA ESTONTEANTE!
O café é servido no Restaurante Térèze, classificado como o melhor restaurante de hotel do Rio. Foi lá que jantamos também e fortemente recomendo para completar a experiência da sua estada. Já tive a oportunidade de ir outras vezes (aberto a não-hóspedes também) e sempre vivi um bom momento. O cardápio oferece culinária brasileira contemporânea, original e muito saborosa. Comemos uma salada fermentada com um arroz crocante e ovo à milanesa ESPETACULAR! De prato principal optei por um peixinho com risoto de limão siciliano ímpar. E a sobremesa? Claro que guardei um espacinho para “Espuma de doce de leite” – DIVINA!
Para quem gosta de relaxar tem o LE SPA com diversas terapias corporais e faciais, assim como banhos aromáticos. O espaço é bem aconchegante e segue a linha de decoração dos quartos. Realmente um refúgio de serenidade.
Já passaram por lá grandes celebridades como Amy Winehouse, Alicia Keys, Alanis Morisette, Beyonce, James Blunt, Robert Plant. Entendi perfeitamente o amor dos gringos pelo Santa Teresa RJ MGallery! O local realmente oferece mais privacidade e uma experiência diferente de grandes cadeias hoteleiras e consegue ser rústico com luxo e sofisticação. Apesar de estar no circuito OFF da Zona Sul, é bem perto de tudo, em 10 minutos você está no centro da cidade e perto de pontos turísticos imperdíveis como, por exemplo, o Cristo Redentor, Arcos da Lapa, Escadaria Selarón… E se quiser agito, desça 3 minutos andando até o Largo Dos Guimarães, onde a vida boêmia garante a diversão.
SUPER INDICO E VOLTARIA FACILMENTE!
Larguei meu carro no valet e só lembrei dele no check out, porque descobrir Santa Teresa é andar a pé e, claro, de bondinho! Mas isso é assunto para o próximo post!
Acesse meu instagram @natripdaju para ver toda a minha estada lá. Salvo nos destaques: Santa Teresa.
Endereço: Rua Alm. Alexandrino, 660- Santa Teresa, Rio de Janeiro Cep 20241-260.
Tel: (21) 3380-0200
Instagram: @santateresamgallery
Facebook: @hotelsantateresario
Very nice write-up. I definitely appreciate this site. Thanks!
Thanks a lot!