Desde a minha lua de mel (já se passaram mais de 20 anos…) eu não fazia um safari. E, para matar as saudades de ver os animais de tão pertinho, escolhi Botsuana, país que preza por um turismo sustentável e dono de um pôr-do-sol lindo que vai do rosa ao alaranjado.
Tudo sobre o safari que fiz em Botsuana na África.
Onde se hospedar em Botsuana
Minha escolha foi a rede Desert & Delta Safaris www.desertdelta.com que oferece um dos mais famoso safaris fotográficos na região. Os camps são menores e de luxo, construídos com madeira reciclada, lona e decoração com artesanato africano de muito bom gosto. Super aconchegante!
A aventura começou na capital do turismo Maun, já no aeroporto. É de lá que partem os aviões para os lodges. O tamanho da aeronave é sempre uma surpresa (varia entre pequeno e muito pequeno kkk). Os pilotos são bem jovens, mas muito atenciosos. Esqueça qualquer medinho e curta o vôo pelas regiões arborizadas, diferentes de tudo que você pensa sobre a África. Vale superar qualquer aflição por aviões pequenos!
Os aviões aterrissam em pistas de grama ou terra e um jeep te agurada com seu guia que te acompanhará em toda a estada. Os jeeps são confortáveis para até 8 hóspedes, sempre com garrafinha de água gelada, cobertores para o frio e toalhinhas refrescantes para o fim dos games drives (como são chamados os safaris africanos).
Mal cheguei e deu vontade de fazer pipi. Escolhi uma moita ali perto da pista mesmo. De repente, meu marido grita “Tá acabando? Tá vindo um elefante!” Jurei que era brincadeira, mas olho pra trás lá e vejo um elefante giga! Mantive a calma e voltei pro jeep. Num safari, um dos protocolos de segurança é não fazer movimentos bruscos e sempre falar baixo para não assustar os animais. Deu tudo certo apesar do susto. Ufa!
Rotina dos safaris em Botsuana
Nos safaris pelo mundo, a rotina costuma se repetir:
- Despertar 5:30h com o guia te chamando na porta “good morning”
- Café da manhã rapidinho para seguir para o game drive da manhã
- Pit stop para um drink “Amarula Coffee” (café com Amarula que o guia prepara na hora quentinho)
- Almoço no lodge
- Sesta (importante para tirar uma soneca e para sair do calor no verão)
- Game à tarde com direito a brinde ao pôr-do-sol
- Jantar e dormir cedo!
Nos lodges do Delta é proibido sair do quarto à noite sem a presença de um funcionário do hotel. Como ficam em lugares bem selvagens, não possuem cercas e os animais podem aparecer durante o silêncio da noite. Se é que podemos chamar de silêncio! São tantos sons de insetos e animais diferentes que a noite é “viva”. Eu amava dormir embalada assim.
Todas as refeições são inclusas, apenas as gorjetas são à parte. No jantar os hóspedes sentam juntos e trocam experiências vividas ao longo do dia. Como eu amo essa troca! Todos com estórias para contar em volta da fogueira com uma tacinha de vinho na mão. A melhor cena que presenciei foi um leão abatendo uma veado. É fascinante entender como funciona o reino animal e a cadeia alimentar. É importante entender para não morrermos de pena dos “pequenos” animais.
Todas as noites os funcionários nos davam às boas-vindas cantando e dançando em ritmo afro para nos entreter. Todos muito simpáticos e gentis. Que povo amável!
Nos safaris exclusivos, os guias se esforçam para oferecer uma boa experiência ao grupo. Afinal, a expectativa é alta. Queremos ver os “Big 5”- elefante, leão, búfalo, hipopótamo e leopardo. Vários guias são de famílias de antigos caçadores, estudiosos e experientes, percebem as pegadas de animais para rastreá-los e nos ensinam muitas curiosidades da vida selvagem.
Que viagem poética essa! Inesquecível ver famílias de leões protetores, leopardos solitários, búfalos com cara de bravo, zebras e gnus lado a lado, veados assustados por todo o lado, girafas charmosas no pôr-do-sol, elefantes de todos os tamanhos, javalis, babuínos, muita aves diferentes, crocodilos e hipopótamos assustadores. Tivemos a sorte de ver muitos babies deles. Vibrei demais!
Um pouquinho dos animais que vimos em Botswana:
Por que escolher Botswana?
A logística na África não é fácil. Botsuana faz fronteira com a África do Sul e é fácil conciliar com a Cidade do Cabo, cidade que escolhi ir depois.
Botsuana é um país focado em safari sustentável. O governo tem leis severas contra caça, investe pesado em turismo com menos público e com o menor impacto possível no meio-ambiente.
O país é grande (tamanho da Bahia) mas tem população pequena (em torno de 2 milhões de pessoas). Isso porque os parques nacionais e reservas juntos protegem cerca de 40% da área total do país. Logo, tem muita fauna e flora.
Quantos dias ficar em Botsuana
Sugiro 4 dias: 2 dias em 2 lodges diferentes.
Fiquei no Savute Safari Lodge no Chobe National Park (local que abriga a maior população de elefantes da África) e no Camp Xakanaxa no Okavango Delta (uma gigantesca área alagada, com planícies até o deserto de Kalahari.) O diferencial desse lodge é o safari aquático pelo delta para observação de crocodilos e muitosss hipopótamos.
Os 2 lodges têm paisagens bem diferentes tornando a experiência mais rica. O ponto auge do primeiro é um lago na frente do hotel com dezenas de elefantes se banhando nos fazendo companhia, no outro o sunset alaranjado mais lindo da vida nas águas do Okavango. De emocionar!
Dicas práticas para um safari
A mala deve ser “mole” e sem rodinhas. Peso máximo com 10kg. O excesso de bagagem pode ser deixado em lockers no aeroporto.
Muito protetor solar, chapéu, repelente e blusas com proteção UVLine. Muito sol! Muito calor no verão!
Tênis ou sapatos fechados. Mais calça e bermuda. Pouca saia para não entrar nenhum bicho rs rs.
Óculos escuros para proteger os olhos da poeira. E colírio!
Ajude seu guia participando do safari. Tem binóculos nos jeeps para ajudar a visualização.
Não exagere na quantidade de roupas. Os hotéis exclusivos tem lavanderia FREE de um dia para o outro!
Roupa de banho. No verão, o calor é insuportável nos quartos e o melhor é descansar na piscina!
Você sabia que…
- leopardos são solitários, não dividem o território com sua família, diferentes dos leões?
por causa das cheias dos rios, os leões são habilidosos nadadores? - a girafa é o único animal que consegue tocar a própria orelha com a língua? Risos…
- hipopótamos não nadam? Andam pelo fundo e param no rasinho, ficando de 6 a 10 minutos debaixo d´água.
- rinocerontes em Botsuana têm um risco de extinção e são monitorados 24h por dia pelo governo?
- Botsuana é um dos países mais seguros da África?
- É um dos maiores produtores de diamante?
- A Louis Vuitton comprou o segundo maior diamante encontrado no mundo em Botsuana?
- Botsuana é um dos países com maior incidência de AIDS em todo o mundo?
Essas curiosidades a gente vai aprendendo com os guias ou no papo em volta da fogueira.
Ai que saudades de tudo isso! Como amo voltar de uma viagem com tanto aprendizado na mala!
Recomendo fortemente essa trip. Muitas sensações, experiências exclusivas e vivência da verdadeira África selvagem.
Acesse meu instagram @natripdaju. No destaque “Botswana” tem muitaaa foto!
Fechei tudo com a agência Safari 365 especializada em África e amei!!
Um abraçado apertado de leão,
Ju