Os raios de sol daquela manhã pareciam mais brilhosos, os tons de verde se juntavam à vibrante cartela de cores dos Jardins de Burle Marx e, ao passarmos por uma ponte vermelha, dois cisnes negros nos deram as boas-vindas. Assim nasceu uma nova paixão na minha vida: a Casa Marambaia.

Inaugurada em 2021, a Casa Marambaia virou o refúgio queridinho dos cariocas que buscam sossego com sofisticação. A uma hora e meia do aeroporto do Santos Dumont – RJ, também é uma excelente opção para quem vem de fora do Rio. A propriedade é cravada na Serra Fluminense mais precisamente em Corrêas, distrito de Petrópolis, a quinze minutos do centro comercial da cidade.

Transformado em hotel boutique, o antigo casarão de 1947 pertenceu a Odete Monteiro e foi palco de encontros da alta sociedade e celebridades internacionais.  Sob a gestão da Promenade Hotéis e associado ao Circuito Elegante, são 8 suítes debruçadas às exuberantes cordilheiras da Serra dos Órgãos que contornam a propriedade. Os amenities são Bulgari e a decoração dos quartos em tons pastéis somados a escrivaninhas de época  e macios lençóis de algodão egípcio garantem o relaxamento que tanto buscamos. Sem falar nos chinelos branquinhos com os nossos números nos esperando. Já logo pensei no novo conceito de “buyout” que tanto cresce pós –pandemia e deu vontade de fechar um grupo, reunir toda a família e reservar o hotel todo para brindar à vida.

Não tem uma recepção propriamente, somos recebidos por amáveis funcionários numa charmosa sala como se fossemos passar o fim de semana na casa de amigos.

Uma das apostas do grupo é a gastronomia. Os cardápios são assinados pela renomada dupla de Chefs franceses Roland Villard e David Mansaud. O restaurante é aberto a não-hóspedes também. A proposta é oferecer uma culinária afetiva de inspiração franco-brasileira com alma campestre. Sempre privilegiando os produtores locais com tudo fresquinho à mesa. Jamais esquecerei do “ovo parfait” que comi no jantar. O ovo misturado ao fondue de queijo serrano e pêsto de ervas frescas é de deixar na memória gustativa para sempre!

A adega subterrânea (foto acima) é um capítulo à parte. Parece que estamos num cenário de filme. Uma grande mesa para até 14 pessoas e com mantinhas para aquecer é um convite a uma experiência de jantar harmonizado a oito passos. Importante reservar com antecedência e combinar com o chef a escolha dos vinhos e restrições alimentares.

Outro destaque exclusivo é o “Jantar Imperial” que acontece uma vez por mês normalmente às sextas-feiras  (consulte a programação) com menus inspirados nos banquetes outrora realizados por Dom Pedro II.

Passear pelos ambientes da Casa Marambaia é sentir-se parte da história do Brasil. O projeto de interiores é assinado pelo escritório de arquitetura Projeto Mix que manteve grande parte do mobiliário da década de 50 originário da casa misturados a móveis de curadoria do Empório Maria Maria, da arquiteta Claudia Aguiar. O ambiente do bar e sala de estar com clássicos papéis de parede e estofados de animal print,  conta com uma linda mesa de sinuca.  Entre livros, lustres franceses e estátuas de bronze nos deparamos com belos arranjos e orquídeas colorindo cada canto. Por falar em flores, o espaço externo ao restaurante tem um pequeno e perfumado lavandário. Lindo, lindo. Uma poesia também é o lago com patos, marrecos e dois cisnes negros que gostam de se aproximar e interagir com a gente. A cenografia de cinema fica por conta da diversidade dos jardins projetados por Burle Marx e repaginados por Daniela Infante. Um privilegio aos olhos! O artista também deixou para nossa apreciação um painel de azulejos bem bacana.

A antiga fazenda agora tem spa (inaugurado em maio/22), espaço para cooking class, fitness center, quadras de tênis, uma linda piscina e quilômetros de trilhas para bicicleta, caminhada ou cavalgada. Para quem ama experiências diferentes tem observação guiada de pássaros e constelações e piquenique com degustação de frios aos pés das Cordilheiras da Serra dos Órgãos. E para os dias frios, cadeiras ao redor da fogueira são o convite para papear com um bom vinho.

Acho que deu para entender porque a Casa Encantada, opss, a Casa Marambaia gerou um burburinho no Rio de Janeiro, não é?

Para todos os detalhes dessa estadia, acesse o Destaque “Casa Marambaia” no meu Instagram @natripdaju .

Leia aqui sobre as novas casas para alugar na Casa Marambaia.

 No check out ganhamos uma cesta com produtos frescos da horta

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.