Os raios de sol daquela manhã pareciam mais brilhosos, os tons de verde se juntavam à vibrante cartela de cores dos Jardins de Burle Marx e, ao passarmos por uma ponte vermelha, dois cisnes negros nos deram as boas-vindas. Assim nasceu uma nova paixão na minha vida: a Casa Marambaia.
Inaugurada em 2021, a Casa Marambaia virou o refúgio queridinho dos cariocas que buscam sossego com sofisticação. A uma hora e meia do aeroporto do Santos Dumont – RJ, também é uma excelente opção para quem vem de fora do Rio. A propriedade é cravada na Serra Fluminense mais precisamente em Corrêas, distrito de Petrópolis, a quinze minutos do centro comercial da cidade.
Transformado em hotel boutique, o antigo casarão de 1947 pertenceu a Odete Monteiro e foi palco de encontros da alta sociedade e celebridades internacionais. Sob a gestão da Promenade Hotéis e associado ao Circuito Elegante, são 8 suítes debruçadas às exuberantes cordilheiras da Serra dos Órgãos que contornam a propriedade. Os amenities são Bulgari e a decoração dos quartos em tons pastéis somados a escrivaninhas de época e macios lençóis de algodão egípcio garantem o relaxamento que tanto buscamos. Sem falar nos chinelos branquinhos com os nossos números nos esperando. Já logo pensei no novo conceito de “buyout” que tanto cresce pós –pandemia e deu vontade de fechar um grupo, reunir toda a família e reservar o hotel todo para brindar à vida.
Não tem uma recepção propriamente, somos recebidos por amáveis funcionários numa charmosa sala como se fossemos passar o fim de semana na casa de amigos.
Uma das apostas do grupo é a gastronomia. Os cardápios são assinados pela renomada dupla de Chefs franceses Roland Villard e David Mansaud. O restaurante é aberto a não-hóspedes também. A proposta é oferecer uma culinária afetiva de inspiração franco-brasileira com alma campestre. Sempre privilegiando os produtores locais com tudo fresquinho à mesa. Jamais esquecerei do “ovo parfait” que comi no jantar. O ovo misturado ao fondue de queijo serrano e pêsto de ervas frescas é de deixar na memória gustativa para sempre!
A adega subterrânea (foto acima) é um capítulo à parte. Parece que estamos num cenário de filme. Uma grande mesa para até 14 pessoas e com mantinhas para aquecer é um convite a uma experiência de jantar harmonizado a oito passos. Importante reservar com antecedência e combinar com o chef a escolha dos vinhos e restrições alimentares.
Outro destaque exclusivo é o “Jantar Imperial” que acontece uma vez por mês normalmente às sextas-feiras (consulte a programação) com menus inspirados nos banquetes outrora realizados por Dom Pedro II.
Passear pelos ambientes da Casa Marambaia é sentir-se parte da história do Brasil. O projeto de interiores é assinado pelo escritório de arquitetura Projeto Mix que manteve grande parte do mobiliário da década de 50 originário da casa misturados a móveis de curadoria do Empório Maria Maria, da arquiteta Claudia Aguiar. O ambiente do bar e sala de estar com clássicos papéis de parede e estofados de animal print, conta com uma linda mesa de sinuca. Entre livros, lustres franceses e estátuas de bronze nos deparamos com belos arranjos e orquídeas colorindo cada canto. Por falar em flores, o espaço externo ao restaurante tem um pequeno e perfumado lavandário. Lindo, lindo. Uma poesia também é o lago com patos, marrecos e dois cisnes negros que gostam de se aproximar e interagir com a gente. A cenografia de cinema fica por conta da diversidade dos jardins projetados por Burle Marx e repaginados por Daniela Infante. Um privilegio aos olhos! O artista também deixou para nossa apreciação um painel de azulejos bem bacana.
A antiga fazenda agora tem spa (inaugurado em maio/22), espaço para cooking class, fitness center, quadras de tênis, uma linda piscina e quilômetros de trilhas para bicicleta, caminhada ou cavalgada. Para quem ama experiências diferentes tem observação guiada de pássaros e constelações e piquenique com degustação de frios aos pés das Cordilheiras da Serra dos Órgãos. E para os dias frios, cadeiras ao redor da fogueira são o convite para papear com um bom vinho.
Acho que deu para entender porque a Casa Encantada, opss, a Casa Marambaia gerou um burburinho no Rio de Janeiro, não é?
Para todos os detalhes dessa estadia, acesse o Destaque “Casa Marambaia” no meu Instagram @natripdaju .
Leia aqui sobre as novas casas para alugar na Casa Marambaia.