Uma aventura no Pristine Camps em Salinas Grandes de Jujuy 

Bem-vindo ao Pristine Camps em Salinas Grandes de Jujuy, noroeste da Argentina, onde o luxo encontra a natureza em uma experiência única de hospedagem. Por favor, não pense em mármores e tapete vermelho. Aqui o verdadeiro luxo é estar inserido em uma imensidão infinita de sal rodeada pela Cordilheira dos Andes, montanhas e vulcões inativos. Prepare-se para um glamping ainda pouco descoberto.

Chegamos no aeroporto de San Salvador de Jujuy e uma caminhonete quatro por quatro nos aguardava com destino a Salinas Grandes. Foram duas horas de viagem por uma estrada calma, cinematográfica, cercada  por montanhas coloridas do verde ao marrom, lhamas e vicunhas. Subimos aproximadamente 3.300 metros de altitude.

Atravessamos verdadeiramente estradas de sal até chegar nesse inóspito local (são mais de 200 km quadrados de sal!) onde o Pristine Camps se encontra.

Ao chegar, fui gentilmente recebida com suco de frutas vermelhas e típicos alfajores, mas o que mais me impactou foi a imensidão branca e reluzente das salinas, como se estivesse pisando em outro mundo.

Estupefata, tive vontade de correr de felicidade, mas a leve falta de ar da altitude me fez sentar no deck de madeira e apreciar a paisagem.

Dali, assisti a um dos pores do sol mais mágicos da minha vida, onde as poucas nuvens do céu dançavam e se alternavam em cor-de-rosa e laranja até a noite chegar.

Como em qualquer deserto  as noites são frias, corri para minha tenda e me preparei para curtir o jantar.

Ao sair da minha tenda me deparei com milhões de estrelas no céu, como se alguém tivesse jogado um punhado delas no firmamento. Pura magia.

O hotel é todo sobreposto neste salar que possui uma profundidade de até dois metros. Toda a estrutura fica “apoiada” no solo para que tenha o menor impacto possível no ambiente.

ACOMODAÇÕES

São apenas 6 habitações chamadas de domos, basicamente iguais por dentro. São bem confortáveis, com decoração aconchegante, água quentinha pro banho (não é pelando!), lareira fácil de acender e não tóxica, banheiro com duas pias e uma vista deslumbrante que parece saída diretamente de um quadro surrealista.

A cama quentinha é certeza de um sono tranquilo embalado pela quietude e silêncio do deserto, mesmo que interrompido pelo ocasional salto de uma lebre.

Uma varandinha com hot tub à lenha é o que diferencia a categoria entre as acomodações.

GASTRONOMIA

A gastronomia foi uma grata surpresa. Criativa, elegante, saborosa e com bela apresentação. Todas as refeições estão inclusas, até um simpático chá da tarde, com quitutes elaborados, água e sucos. Não há excesso (gosto disso!) mas tem tudooo que precisamos, inclusive vinhos argentinos de alta altitude da Bodega Colomé para acompanhar.

Um frigobar por dia também está à disposição com 2 águas, 2 cervejas e 2 refrigerantes sem custos extras.

Domo – Restaurante

EXPERIÊNCIAS

• Um passeio de dia todo a um povoado da região (com piquenique “surpresa”) com guia local (parceiros das comunidades próximas).

Piquenique preparado pelo Pristine

• Uma visita com funcionário do Pristine à área de extração de sal, com informações e explicações de como se formou toda essa imensidão. Aproveite para tirar belas fotos com o reflexo do céu nas piscinas formadas e descubra os mistérios escondidos sob a crosta de sal.

Aconselho uma estadia de duas noites. Mas não deixe de explorar essa região da Argentina que começa a aparecer agora no cenário do turismo. Por perto, visite o povoado de Purmamarca com suas montanhas de 7 cores, estique até El Hornocal e surpreenda-se com a Montanha de 14 cores, assunto para uma bela matéria.

El Hornocal , 14 colores

DICA: combine essa viagem com a Patagônia se hospedando no Eolo Patagônia. Será um combo de luxo perfeito. Leia mais aqui:https://natripdaju.com.br/eolo-patagonia-sinta-se-em-casa/

No meu instagram @natripdaju tem um destaque inteiro “Jujuy” com minha experiência completa. Vai lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui