Taí um país que eu estou louca pra voltar: Marrocos. Um país que fascina por estimular todos os nossos sentidos. Os cheiros das especiarias, o delicioso chá de menta, o chamado da hora das rezas e as cores dos caftans marroquinos são inesquecíveis.
Fui em 2009 e por favor não repare nas fotos antigas e sem qualidade. Mas o que importa é que me apaixonei e quero muito contar um pouquinho aqui para vocês.
Fui com meu marido e meus pais e passamos 10 dias em van privativa com guia e motorista em cada cidade que percorremos.
Cenário de tantos filmes e também da novela brasileira O CLONE, Marrocos tem cidades milenares, palácios suntuosos e o deserto do Sahara que sempre sonhava em dormir uma noite lá.
Atravessamos vales verdes, montanhas, deserto, estradas com desfiladeiros impressionantes e medinas onde parece que o tempo parou.
ROTEIRO DE 9 DIAS NO MARROCOS
1 DIA EM CASABLANCA – a maior atração da cidade é a Mesquita Hassan II, com “tapetes” de mármore aquecidos, teto retrátil, lustres de Murano e revestimentos de folhas de ouro francesas.
3 DIAS EM FEZ ou FÈS – Considerada a única cidade a manter a mesma organização arcaica, ganhou o título de Patrimônio Histórico pela Unesco. Fez é uma verdadeira viagem no tempo. Parece que o tempo não passou. A cidade imperial do Marrocos. Andar pela imensa medina com mais de 9.000 ruelas é surreal. Burricos de carga dividem o estreito caminho com você, os açougues não têm geladeira, é tudo “fresco” abatido na hora. Daqui você vai até Meknès (circuito das muralhas, Palácio Real), Volubilis (ruínas romanas de 28 A.C.), Sefrou, Azrou e Ifrane.
1 DIA NAS DUNAS DE MERZOUGA (DESERTO)- Até lá é um bom chão. Quase fronteira com a Argélia, passamos por montanhas e estradas tão íngremes que chegam a assustar de leve. Mas o visual compensa. O pôr do sol no meio do Sahara é inesquecível para qualquer um. Nossos camelos nos esperavam pro passeio e depois seguimos para nossas tendas beduínas para uma “suposta noite de amor”. Mas ninguém acredita! Nessa noite ventou e choveu muitooo. Eu fiquei morrendo de medo de um bicho entrar no meu ouvido, choveu cântaros, nossa cama ficou cheia de areia e no nascer do dia começou um sol escaldante e um cheiro horrível começou a exalar! As tendas são feitas de pele de camelo, ou seja, um cheiro nojentooo! O que eu sonhava em ser uma noite de amor no Sahara se transformou nessa história hilária que nunca mais vou esquecer!
1 DIA EM OUARZAZATE – é a Porta do Sahara, o início da rota dos “kasbahs” (fortificações construídas com palha e barro) o famoso deles é o Kasbah Taourirte. A estrada montanhosa é uma atração por si só.
3 DIAS EM MARRAKECH – a famosa grande praça Djeema-el-Fna tem de tudo, uma mistura maior e muita gente te oferecendo de tudo, encantadores de serpentes, contadores de histórias e vendedores de TUDO. Uma cidade que muita gente ama, mas foi a que menos curti na viagem. Gostei mais da parte “raíz” do Marrocos. A parte mais antiga sem tanta influência do novo, sabe?
ONDE FICAR NO MARROCOS
Hotéis e riades que me hospedei:
Fez- Palais Jamai (amei esse hotel, um antigo palácio com arquitetura mourisca e árabe, hoje faz parte da rede Sofitel)
Merzouga Dunes – Bivouac Merzouga (não indico. Pesquise bem as tendas no deserto).
Ouarzazate – Les Jardins D´Ouarzazate (Uma graça! Um charme!)
Marrakesh – Villa de Orangers (Relais Chateaux) Sensacional! Amei demais! Na época era considerado um riad. Hoje a classificação dele é hotel 5 estrelas de tão bom!
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PRO MARROCOS
– Tenha um guia durante toda a viagem. Ainda mais se você for para lugares diferente de Marrakesh. Primeiro que vai te facilitar a vida e segundo porque tem tanta história que vale a pena.
– É muito importante um apoio e planejamento junto com uma agência. A nossa viagem foi feita pela Karla Haimenis, minha amiga e super agente de viagem.
– Mulheres devem se vestir com calças ou saias longas, apesar de cidades como Marakesh já serem bem menos restritas.
– Negocie em qualquer compra. Faz parte da cultura.
– Não deixe de ficar num riad– opção de hospedagem típica como uma casa ou pequeno palácio com um jardim ou pátio interno. Muitas vezes gerenciado por famílias e sempre com uma bela porta de entrada e muito charme por dentro. Eu amei o meu de Marrakech!
A gastronomia marroquina é uma grande mistura de especiarias e ervas e para quem gosta de cabra é prato cheio. Sempre acompanhada de chá de menta ou hortelã em copinhos que eu queria trazer TODOS. Aliás, as travessas, potes, o artesanato marroquino é de pirar!
A arquitetura, os mosaicos, as portas talhadas de madeira são um show à parte. Pena que naquela época eu não tirava tanta foto boa… por isso que eu falo! Tá na hora de voltar! Vamos?