Impossível não se impressionar pela beleza da mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque em Abu Dhabi. Com sua bela arquitetura branca rodeada de jardins e espelhos d´água, é visita imperdível. Aberta para estrangeiros, a visita é gratuita e não-muçulmanos também são bem-vindos.
Inaugurada em 2007 em homenagem ao fundador dos Emirados Árabes de mesmo nome é a terceira maior mesquita do mundo e pode acomodar 40.000 fiéis.
São mais de 1.000 colunas adornadas por mosaicos coloridos e cúpulas cobertas de mármore branquinho vindos da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de murano.
Seu interior tem lustres enormes com cristais Swarovski e o piso é coberto pelo maior tapete persa do mundo: mede mais de 5m2 e pesa 47 toneladas.
O banheiro é enorme e um luxo. Nunca vi um banheiro tão gigante e com tanta riqueza de detalhes. Mas não há vasos sanitários, apenas cabines que você encaixa os pés e se agacha. Custo de construção: R$1,5 bilhão.
O que vestir para visitar uma mesquita
Para entrar as mulheres devem vestir roupas discretas de saia ou vestido longo, cabelos e braços cobertos. Homens devem estar de calça. Caso não esteja vestido adequadamente, a mesquita empresta roupa.
Dicas para entrar numa mesquita
Calce sapatos fáceis de tirar, uma vez que é obrigatório entrar descalço.
É de bom tom que a mulher não encoste no homem e que não troquem carícias e nenhum contato físico na mesquita.
Em qualquer país muçulmano tenha sempre um echarpe ou lenço grande na bolsa. Por mais que seja disponibilizado para empréstimo, é sempre bom ter ao seu alcance para não passar por nenhum constrangimento.