Paraty, a cidade histórica do Rio que tanto encanta brasileiros e estrangeiros parece que está diferente. Depois de meses fechada pela pandemia, ela reabriu em agosto de 2020, mais linda, charmosa e colorida. Depois de um fim de semana intenso por lá, cheguei à conclusão, que diferentes estamos nós. Nesses tempos difíceis de isolamento, parece que passamos a dar mais valor ao que está tão perto da gente: a natureza, o mar, o verde.
A cidade com suas casinhas grudadinhas cheias de charme, gastronomia top, um belo litoral com águas limpas e cristalinas e uma hotelaria com hospitalidade ímpar me deixou mais apaixonada ainda.
PARA LER MAIS SOBRE PARATY CLIQUE AQUI
Hoje vou falar da minha experiência na Pousada Literária, a pousada oficial da FLIP (Feira Literária de Paraty, infelizmente suspensa esse ano) que tive a felicidade de me hospedar.
Fui a convite da Milessis Travel Group e fiquei simplesmente encantada com o serviço gentil, o aroma inebriante das flores, o canto dos pássaros e o luxo descontraído da pousada, a única de Paraty com selo Virtuoso.
Cercada pelo verde exuberante da Mata Atlântica, o projeto é do escritório de arquitetura Jacobsen que utilizou elementos locais com extrema sofisticação de designers brasileiros, artesanato de Mônica Carvalho, colchas de linho italiano de Lisa Corti e lençóis de 600 fios que garantem aquela noite de sono profundo e relaxado em todas as 29 espaçosas suítes.
A propriedade localizada no centro histórico de Paraty, abrigava o antigo Hotel Coxixo da atriz Maria Della Costa. Foi adquirida pelo Grupo Almaa em 2011 e totalmente restaurada conservando a história do casarão colonial.
Para começar, a pousada que você escolhe a hora que quer tomar o seu café da manhã já ganha nosso respeito de cara, né? Acordar sem hora e curtir seu desjejum sem pressa com vista pra piscina e rodeada de orquídeas é tudo na vida de um viajante. Sem falar no famoso waffle de pão de queijo quentinho que deixou saudades.
Experiências de sustentabilidade
O que mais me impressionou na Literária foi a preocupação de unir a cultura colonial com experiências de sustentabilidade. O intuito é inspirar os hóspedes para suas ações futuras e preservar os recursos naturais tão abundantes no município.
A começar pela Fazenda Bananal, uma fazenda do século XVII restaurada e recuperada pelo grupo que hoje é um projeto sustentável de educação para escolas locais. São mais de 180 hectares de um paisagismo incrível!
Os hóspedes têm direito a desfrutar de trilhas guiadas e um café da manhã dos deuses. Tudo vem aos pouquinhos à mesa. De pães frescos e quentinhos a iogurte e granola caseiros.
Ah! Os ovos beneditinos e o chocolate quente são de pedir repeteco de tão bons. O difícil é ter espaço para comer tanto. Rs rs Não-hóspedes podem reservar também! Não deixe de colocar na sua lista! Must go total!
CLIQUE AQUI PARA EXPERIÊNCIA NA FAZENDA BANANAL
Vizinha à pousada tem a Livraria das Marés, com milhares de títulos da literatura nacional e estrangeira. Super linda! Vale uma parada para mais um cafezinho por lá.
O restaurante Quintal da Letras (imperdível!) tem um conceito “farm-to-table” explorando a culinária caipira com produtos frescos vindos diretamente da Fazenda Bananal. É um dos mais bem cotados de Paraty. Eu amei a moquequinha de peixe com purê de banana da terra de comer rezando!!!
Não pude deixar de experimentar uma massagem no Spa Poesia. O Spa tem decoração aconchegante e as terapias faciais e corporais são com ervas agroecológicas vindas diretamente da horta da Fazenda Bananal. Ideal para relaxar depois daquele dia intenso de turismo!
Infelizmente não tive a oportunidade de experimentar a “escuna gourmet Maria Panela”. Trata-se de uma experiência gastronômica com chef a bordo da escuna privativa para você. Ela fica ancorada no Saco do Mamanguá a sua disposição e é seu ponto de partida para curtir o mar de caiaque, o mangue em uma canoa de pescadores ou fazer uma trilha nas montanhas ao redor. Na hora do almoço, te aguarda uma exclusiva refeição na escuna. Deve ser top!
Para quem preferir se isolar tem a Vila Mamanguá. Com acesso exclusivo pelo mar, uma casa que acomoda um casal e dois solteiros numa praia reservada e serviço de governança 24 horas da pousada. Nada mal, hein?
A Pousada Literária foi o lugar perfeito para uma escapada deliciosa nesses novos tempos. E o melhor é saber que temos empreendedores brasileiros que cuidam da nossa natureza e dos nossos recursos. Super recomendo!
Para mais fotos e dicas de Paraty, corre lá no meu perfil do Instagram @natripdaju .
Assista um pouco mais da minha viagem de Paraty e da Pousada Literária
Beijos coloridos no clima paratiano,
Ju