“Encasulado”. Achei que eu tinha inventado esse adjetivo. Minha surpresa veio ao consultar Tio Google e ver que a palavra existe, sim! “Metido em casulo. Enclausurado, isolado.” Tudo isso para contar para você como foi minha experiência na novíssima acomodação do Hotel Parador Cambará do Sul, na Serra Gaúcha.
Fui comemorar minhas Bodas de Prata e fiz uma surpresa pro meu marido reservando um “Casulo” para curtir o friozinho do Rio Grande do Sul. A ideia era viver uma experiência diferente mas que tivesse uma conexão com nossa lua-de-mel. Como passamos na África do Sul, achei tudo a ver. O Parador tem inspiração nos lodges africanos e é o primeiro hotel no Brasil com o conceito de GLAMPING: acampar + glamour.
O hotel é da rede Casa Hotéis e está localizado em Cambará do Sul, uma das cidades com a temperatura mais baixa da região, a 3 horas de carro de Porto Alegre. Talvez por isso a melhor época para visitar não é o inverno.
O CASULO
São sete casulos e todos com nomes de abelhas nativas. Inaugurados em março de 2021, foram projetados pelo engenheiro Ricardo Peccin e construídos com madeira de reflorestamento arredondadas e forradas com lona. A decoração é toda fofa com objetos de artesanato local. Destaque para os puffs de crochê e a apaixonante luminária de lã de ovelha da arquiteta gaúcha Inês Schertel. Todos os casulos possuem 24m2, deck com hidromassagem e lareira ecológica com vista para o nascer da lua. Coisa mais linda da vida! A água da hidro poderia estar mais quentinha, mas nada tirou o encanto do lugar!
O ar condicionado garante a temperatura interna que o hóspede preferir e para os dias frios o lençol térmico embala uma noite de sono quentinha e tranquila. Já que falamos de sono… o abre-leito tem chocolatinhos e água da casa com bilhete carinhoso e cartão com as condições climáticas do dia seguinte. Ah! O mini bar com água, refrigerante e suco está incluso, assim como 2 cápsulas de cafés Nespresso por dia.
Os amenities são da L´Occitane.
O HOTEL
O hotel possui 28 acomodações divididas dessa forma: 9 barracas luxo, 6 barracas suítes, 4 bangalôs e 1 chalé que comportam 6 pessoas.
O Rio Camarinhas corta a propriedade e embala os hóspedes com o som de suas águas. Pela beira do rio poltronas de madeira vermelha estão à disposição para apreciar o visual bucólico do campo. Claro que peguei um vinhozinho e fiquei ali só no relax.
As tardes tem mimo! Chá do dia e um waffle quentinho preparado na hora te esperam na sala de estar! Curti!
Na hora do pôr do sol eles acendem uma fogueira no deck. Tão romântico ficar ali na chama do fogo e olhar aquela paisagem com as vaquinhas e cavalos sombreados pelos últimos raios de sol. Sempre com um vinhozinho, claro!
Uma pequena sala faz a vez do Spa By L´Occitane, com terapias agendadas previamente. Uma sala de jogos com mesa de carteado e sinuca garantem a diversão para os que preferirem jogar.
O Restaurante do hotel chama-se Alma e todas as refeições são com horário marcado a fim de evitar aglomeração nesse momento de pandemia. A comunicação também pode ser feita através do whatsapp.
AS EXPERIÊNCIAS
O cardápio de atividades (pagas à parte) é esse:
– Passeio de bicicleta e quadriciclo
– Cavalgada ao pôr do sol
– Vôo de balão
– Caça aos cogumelos gigantes
– Churrasco Campeiro aos sábados
– Trekkings
– Cesta de Piquenique
– Ida aos cânions e cachoeiras
A GASTRONOMIA
O restaurante Alma tem decoração aconchegante e o atendimento da equipe é bem gentil. A cozinha é toda no forno a lenha e vemos o preparo ali na nossa frente. Eu esperava um pouco mais do sabor. Deixou um pouco a desejar.
Aos sábados o interessante é o churrasco campeiro. A costela de boi, cordeiro, picanha e linguiça de porco com pinhão ficam assando por mais de 8 horas no chão em grandes espetos em volta de uma fogueira e são finalizadas e servidas com acompanhamentos no restaurante. Tudo com muita fartura. O melhor da experiência foi ficar papeando com o churrasqueiro em volta do fogo, filando o melhor pedaço e harmonizando com vinho e chimarrão.
Se você está em busca de conexão, estar imerso na natureza e ainda se hospedar de uma forma diferente, vai curtir essa trip!
Quem diria que no Brasil poderíamos acampar com glamour, né?
PASSEIOS
Não deixe de visitar os cânions e cachoeiras da Serra Gaúcha. A grandiosidade da natureza é de cair o queixo! Visitamos o Cânion Fortaleza e o Itaimbezinho. No dia que fomos o tempo não estava bom, chovia e ventava demais então, nossa visita foi bem rápida. Contudo foi emocionante ver de perto aquele poder do lugar. As fotos não imprimem nem a metade da beleza do que meus olhos presenciaram.
Itaimbezinho é mais estruturado do que o Fortaleza.O passeio de balão é imperdível. Uma experiência única na vida. Fica a 1 hora do hotel em Praia Grande, Santa Catarina. Fizemos por nossa conta com a empresa @voe_nos_cayons que foram super cuidadosos e responsáveis. O balão só voa se as condições do clima forem apropriadas. Me senti super segura! No pouso comemoramos com espumante como manda a tradição. Vai dar uma baita preguiça acordar cedo (4:30h da matina) mas ACREDITE: vale muito!!! Você vai pensar em mim na hora e vai concordar comigo depois! Foi o meu primeiro vôo de balão no Brasil. Já voei na África do Sul e na Califórnia. Indescritível essa experiência nessa imensidão dos cânions do Sul do nosso Braseelll. Amei!
Perto do hotel, cerca de 15 minutos tem a Sabores da Querência, um cantinho muito especial. Como se fosse um sítio onde o casal te atende, conversa, faz drink e vende deliciosas geleias feitas ali mesmo. Amei a de pimenta com alecrim e o antepasto de berinjela.
Acho que alguém voltou bem feliz dessa trip, né?